terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sobre Ano novo Chines - Ano do Boi

Não importa a cultura, sempre existem tradições a respeito do Ano novo. Aqui na China não é diferente.

Limpar a casa, jogar fora tudo o que não é bom, trocar roupas, vestir-se com roupas novas na véspera, cortar cabelos, pagar as contas são alguns dos "cuidados"que devem ser tomados antes da virada do ano, para que boas coisas aconteçam no próximo.
O Fu fixado na porta de entrada e lanternas vermelhas e douradas penduradas nas casas trazem boa sorte, assim como, o envelope geralmente vermelho (ronbau) dado pelos mais velhos para as crianças contendo dinheiro e balas.
Pedidos, metas, objetivos, sonhos para o ano que se inicia são escritos em papel vermelho e colocados pendurados em uma árvore de bergamota, sempre cheia de frutas (fartura).

Toda esta comemoração se inicia no 23 dia do último mês lunar e termina no 15 dia do mês que se inicia. Nesta data acontece a Festa das lanternas. Todo este período é conhecido como Festival da Primavera, pois a data de Ano Novo coincide com a chegada desta estação.

ANO NOVO DO BOI - espera-se um ano de trabalho árduo e muita persistência. Assim como o animal que trabalha pesado e quase não dorme, a ideia é de que todos se mirem neste exemplo, ou seja, o negócio é trabalharmos duro e não desistir.
Achei uma grande dica mediante esta crise mundial que atingiu todas as economias. "Baixa cabeça, trabalha e cala boca palhaço" - Disse uma velha amiga minha pelos idos anos 90. Acho que continua válido!

Um comentário:

Luiz HD disse...

Feliz Ano Bovino pra vcs!!!
Saude e paz e pra todos!

Bjs grandes da familia que cresce barriga... ;)
Lu e Mi