sábado, 7 de fevereiro de 2009

Churrasco Chinês

Antes de vir para a China lemos muito sobre os hábitos e costumes e sabíamos o quanto é dificil para este povo, por inúmeros fatores, se abrir e convidar pessoas que não são de sua família, principalmente estrangeiros as suas casas e suas vidas.

O toque, o beijo, o abraço são coisas raras por aqui. Apesar da "abertura" são séculos de tradiçÕes, medos e tabus que precisam ir se flexibilizando para que as barreiras caiam.
A menos de 10 anos atrás não era possível encontrar casais de mãos dadas ou abraçados. Ainda hoje, são bastante discretos. Beijo na boca não vi nenhum e acho que não vou ver.

Acredito que nós temos muita sorte ou eu seja uma desmiolada e impulsiva total.

Adoro abraços e beijos.
Sou afetuosa por natureza e na primeira aula de Ioga que tive, ao me despedir em um impulso impensado, abracei e beijei a professora.

Imaginem, quem pratica Ioga sabe que o abraço é algo importantíssimo. No abraço, oferecemos nossa energia ao outro e recebemos dele a sua própria; normalmente só se abraça com alguma razão especial.
Eu além de abraçar dei três beijinhos. Ela ali, braços estendidos ao longo do corpo, cara de incrédula e eu na metade do segundo beijo é que fui me dar conta!
Depois de algumas aulas contidas, em minha última, beijei uma amiga brasileira e a laoshi (professora em chinês) já veio para o meu lado oferecendo o rosto.
Nós, no pouco mais de dois meses aqui alem de beijar a professora de Ioga, já abraçamos a nossa ajudante. Ela adora o Gabriel que é um "abraçador" nato assim como eu e que por sua vez já deu abraços em dois ou três guardinhas que brincam com ele quando entramos no prédio; já fomos convidados para almoçar na casa de uma colega de trabalho do Ed, e agora recebemos o convite para este churrasco.

Para terem uma idéia, percebam o texto do convite:
"Dear Both,
We, sourcing dept, would like to invite you and your family to our barbecue on this Saturday (Feb.7th.)^_^ . Would you like to join us?

Please kindly inform me when you are available as I will prepare the food for the barbecue.

Address: Ji Da Jingshan Park( 吉大景山公园) ( Very close from your home)

Time: AM 10:30~13:30."
Attendee: XXXXXX & family, XXX & family, XXX & family, XXXX.

Thanks and Best regards,



É uma coisa de se comemorar ou não é fazer parte do dia a dia deste povo e ser aceito por eles?

As fotos do evento estão em outra postagem.

Nenhum comentário: