terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Primeiro dia em Zhuhai

Chegamos no sábado a tarde, Fred e Lele, nossos padrinhos mágicos estavam nos esperando. O prédio onde vamos morar fica praticamente em frente ao Holiday inn e tem 27 andares, ficamos ali no 21. No verão poderemos utilizar as piscinas do hotel.

Zhuhai é uma cidade do tamanho de POA, mais ou menos com a mesma população. O transito é intenso, eles dirigem devagar mas a qualquer momento decidem fazer retorno, buzinam e lá se vão, no meio do transito e sem aviso prévio apenas uma buzinada; coisa que aqui é muito comum, eles buzinam o tempo todo; fazem o retorno e tudo ok.
Acho que o Ed meio maluquinho vai se dar bem dirigindo aqui, enquanto isto eu vou contatar nossos anjos da guarda e acertar uma taxa extra de proteção para qualquer eventualidade.
A cidade é limpa e eles ficam muito felizes quando dizemos que achamos a cidade bonita, isto é uma honra.
Perto de nosso apartamento temos de tudo um pouco. Banco, livrarias, lojas de CD e DVD, supermercado vários, mercadinhos, fruteiras, e shopping center, bem maior que o Iguatemi. Me disseram que são três, mas juro que ainda não consegui perceber onde um começa e o outro termina. Tenho crédito pelo pouco tempo.

No domingo fomos comer em um restaurante tradicionalmente chinês em uma salinha reservada, ai começam mais coisas interessantes.
- O tempo todo tem alguém para te servir,
- Se o prato fica vazio logo vem uma chinesa e o enche novamente, o mesmo acontece com o copo de chá, copo e prato vazio é sinal de não se está satisfeito.
- Toma-se chá com as refeições, o que estranhei, achava que era somente ao final das refeições, mas logo entendi o porque.
Como as comidas são picantes ou gordurosas o chá é a salvação e lá estava eu bebendo chá aos cântaros. Um delicioso chá de flores de jasmim, perfumado mas não enjoativo, muito bom.
- Nesta sala onde almoçavamos, como já falei, sempre tinha atendentes, só que a cada minuto elas mudavam, perguntei o porque e descobri que TODAS queriam ver as crianças ocidentais, 3 ao mesmo tempo e 2 meninos... Muita sorte!
Todos param para nos olhar e fazer comentários, a sensação é estranha, mas tudo bem. Eles são muito, muito simpáticos.
- Fomos ao camelódromo daqui, causamos frisom, foi comum sermos fotografados e pedirem para tirar fotos com as crianças... Isto tambem dá boa sorte.
-Fiz minha primeira negociação, com um pouco de inglês e uma calculadora para mostrar os números, consegui reduzir o preço de uma pulseira de 140,00 rmb para 35 rmb. Nenhum mérito meu, pura esperteza dos chinezes uma vez que sou estrangeira, coisa fácil de se perceber, posso pagar mais.. Só que eu estava com a Lele e o Ed que me faziam sinais, daí vi que se não tem etiqueta devo sempre chutar bem baixo e se precisar, ameaçar ir embora que tudo acaba bem.

Bom para o primeiro dia foi bastante coisa.

Nenhum comentário: