sexta-feira, 20 de março de 2009

Crenças populares Chinesas

Aos poucos descubro que muito mais do que estarmos do outro lado do mundo geograficamente; nossas crenças também são avessas as chinesas.

Longe de afirmar que as praticas são eficazes ou corretas, as menciono para ilustrar a crendice popular. Se alguém quiser testá-las, alerto que é por sua conta e risco.

Para o chineses a comida possui muito mais que vitaminas. Eles carregam em si características curativas e o poder de esquentar ou esfriar o organismo.

O indivíduo deve observar o seu estado físico e mental antes da ingestão de qualquer alimento, bem como, as características frias ou quentes do que esta comendo.
Por exemplo, Abacaxi que consumimos amplamente no verão, aqui é considerado um alimento quente; deve ser comido apenas na primavera, de preferência após passar por uma mistura de água e sal para tirar a acidez. Comê-lo no verão pode causar problemas de saúde.

Chá de flor de Maçanilha ou camomila, também é quente. Indicado para inflamações da garganta, ouvidos ou sinusite.

Em estado febril, o indicado é cobrir-se com muitos cobertores para que o corpo transpire o máximo possível, depois desta sauna, ir diretamente para o chuveiro e tomar um banho bem quente e com muito vapor.

Em caso de gripe ou resfriado, serve a mesma orientação acima, acrescentando-se a ingestão de muita água quente. Adicionalmente, dormir o máximo possível.

Para problemas de indigestão alimentar, o aconselhado e sentar-se no chão, pernas juntas e estendidas a frente do corpo e com ambas as mãos fechadas, ir dando batidas ao longo das pernas por alguns minutos.

Em caso de vomito nunca deve-se lavar a cabeça, prejudica a recuperação, pois, atrapalha o fluxo sanguíneo.

Para afinar a cintura praticar bambolê diariamente.

Para reduzir o volume do estômago (barriga) fazer exercícios de alongamento em pé, esticando os braços e forçando o tronco para trás.

Até a próxima.

Nenhum comentário: